Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC se fortalece em sua função de auxiliar e ensinar sobre Proteção Intelectual

Um dos objetivos do NINTEC (Núcleo de Inovação Tecnológica) da UFLA é disseminar a importância de se proteger a os conhecimentos oriundos de diversas pesquisas que surgem no âmbito da Universidade Federal de Lavras.

Uma das formas de promover este objetivo é com a realização de palestras e aulas para alunos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

IMG_7274
Alunos de pós-graduação em Fitopatologia

No mês de junho ocorreram duas palestras. A primeira ocorreu no dia 03 de junho de 2016 e foi realizada para os estudantes de pós-graduação em Fitopatologia. A segunda ocorreu no dia 06 de junho de 2016 e foi realizada para estudantes de graduação em engenharia. Na palestra a Gestora de Ciência e Tecnologia, Evelyn Albuquerque, abordou as noções gerais de propriedade intelectual, dando um enfoque na importância de se fazer a proteção das tecnologias desenvolvidas na Universidade.

IMG_7270
A Gestora de Ciência e Tecnologia, Evelyn Albuquerque, em sua palestra para alunos de pós-graduação em Fitopatologia
IMG_7279
A Gestora de Ciência e Tecnologia, Evelyn Albuquerque, em sua palestra para alunos de graduação em Engenharia de Automação e Agrícola
IMG_7281
Alunos de Engenharia de Automação e Agrícola

IMG_7361
A Gestora de Ciência e Tecnologia, Evelyn Albuquerque, em aula da Disciplina de Propriedade Intelectual para alunos de pós-graduação

Além das palestras, foi realizada no dia 21 de junho de 2016, a primeira aula da Disciplina de Propriedade Intelectual no primeiro semestre de 2016. A disciplina passou a ser ofertada para estudantes de pós-graduação no semestre passado, 2015/02. O objetivo dela é orientar os alunos a respeito de como proteger marcas, patentes, softwares, dentre outros; e abordar noções de empreendedorismo juntamente com o conceito de inovação. Além disso há complementação com aulas práticas, abordando questões de pedidos de registro de patentes e buscas de anterioridade que são realizadas para garantir a exclusividade e inovação destes pedidos.

IMG_7357
Prof. Luiz Gonzaga se apresentando na aula da Disciplina de Propriedade Intelectual para alunos de pós-graduação
IMG_7336
Alunos de pós-graduação na aula da Disciplina de Propriedade Intelectual

A disciplina tem sido ministrada pela Gestora de Ciência e Tecnologia, Evelyn Albuquerque, e pelo professor do Departamento de Administração e Economia, Dr. Luiz Gonzaga de Castro Júnior. Em um segundo momento, a parte teórica da disciplina será ministrada pela Gestora de Ciência e Tecnologia, Monica Prado.